Tuesday, March 31, 2009

Como é que disse!?

Ontem ao ver o telejornal na RTP Madeira, ouvi um senhor a falar e ele dizia a respeito não se do quê, "Tudo leva-nos a crer...".
O que está errado nesta frase?

Tudo NOS leva a crer!

Aqui está uma das particularidades da maneira de falar madeirense. E isto não tem a ver com sotaque ou expressão, é só errado! Quando há situações em que existe um NOS (como esta), um LHE ou outras palavras que tais, eles acabam sempre a trocá-las de sítio (ou como diria eu se fosse madeirense "las trocar de sítio".
Já conheço quem se esforce por ir contra a tendência, mas a minha pergunta é, como é que se aprende na escolas por cá?(ou em madeirense como "é que aprende-se nas escolas por cá?")

2 comments:

Madelina said...

Acho que não tem a ver com o ser madeirense ou não. Tem a ver com o não saber mesmo...e o mau hábito dos portugueses em geral. É como o "hádes cá vir" que eu tanto oiço em Lisboa...e que dá voltas ao estômago!

Miss Kin said...

Cereja Pink, cá na ilha é mesmo assim que se fala, errado é certo, mas até os mais altos dignatários do governo da região fazem este erro. Gostava de saber como é que esta malta aprende na escola...

Quanto ao "hádes", li no outro dia que até o presidente do PCP diz... Estamos entregues aos bichos!