Tuesday, May 29, 2007

"Achas normal?!"

"Achas normal?!", aqui está uma frase muito ouvida nos dias de hoje, sempre que alguma coisa nos faz confusão ou não conseguimos entender, damos por nós a fazer a mesma pergunta.



Mas afinal, o que é o normal?



Depois de já ter feito um trabalho para o curso com este tema, e ter-me deparado nos livros com respostas que para mim, não eram normais, acabei a pensar que o normal é algo muito lato.

Comecemos pela definição da palavra, diz o dicionário que normal é, conforme à norma ou à regra comum; que serve de regra, de modelo; exemplar; habitual; ordinário... Mesmo o dicionário fala num sentido lato, senão vejamos, conforme a norma ou a regra imposta por quem? É modelo, mas definido por quem? Habitual, onde? Ordinário, comum, a quem?

Pois é, toda esta definição pode ser alterada de pessoa para pessoa e de sítio para sítio, o que é normal para mim, pode não o ser para o vizinho...

Mas e então como saber?

Podemos observar à volta para saber como as pessoas tratam determinado assunto e imitá-las, mas até que ponto isso é fiel ao que nós achamos normal?

Eu, que não me considero muito igual a toda a gente e com ideias também elas, não muito semelhantes, passo a vida a perguntar-me se isto ou aquilo é normal, mas contra mim falo, quando digo que essa pergunta raramente se põe, mesmo que para nós, alguma actitude, por exemplo, seja descabida e "pouco normal", para quem a tem, pode ser o pão nosso de cada dia, só podemos saber se é normal ou não se conhecermos a pessoa na mesma situação, mas numa outra altura e que a actitude seja a mesma ou diferente.

Normalmente quando me questiono quanto à normalidade de alguém, não tenho ponto de comparação e mais ninguém que eu conheço tem... Será assim tão bizarro perguntar?

2 comments:

bonifaceo said...

Hum... acho que há alguns comportamentos óbvios que são considerados fora daquilo que é considerado normal pela maioria, depois há aquelas pancas que toda a gente tem, ou cada um tem as suas de vez em quando... :S

Rafael said...

Comportamento normal é = comportamento da maioria que pode ser ≠ comportamento correcto

Rafael :)