Friday, November 28, 2008

Verner Panton

Lembrei-me hoje de uma exposição que mudou para sempre a minha percepção das cores e das formas. Fui ver ao CCB, a exposição da obra de Verner Panton.

Verner Panton era um designer Dinamarquês, um dos mais influentes do século XX, ele foi o 1º a inventar os móveis insufláveis, foi o pioneiro que criou à mais aclamada cadeira de plástico feita em molde único
A cor teve um papel muito importante em todo o trabalho dele.

Não estou aqui para vos falar do trabalho dele em si, só para vos mostrar o que eu vi e experimentei. Nas imagens que se seguem dou-vos a conhecer alguns dos muitos ambientes e peças que ele criou, peças em que nos cabe a tarefa de escolher como nos queremos ajustar a cada peça, se nos sentamos, se nos deitamos e como o fazemos. Acaba por ser um trabalho de criatividade que faz com que interajamos com as peças e que acabemos por nunca estar satisfeitos com os resultados que vamos tendo, tentando sempre fazer mais.




Uma experiência única, que repeti quantas vezes pude ir à exposição!

3 comments:

umsupostoarmazenamentodecoisas said...

ola: )

li o teu artigo sobre a moda...e fizeste uma ligação daquele meio ao freak show.

eu sou estudante de belas artes e pretendo fazer para a cadeira de "instalação" uma especie de freak show mas dos nossos dias...

seria uma tenda tipo circo e lá dentro estavam as chamadas atracções...

a pergunta que te faço é...o que para ti é hoje freak show?olhando em teu redor,para as pessoas,a mecanização,a comodidade,etc.

eu olho em meu redor e vejo manias, vaidades, noticias sensacionalistas, plásticas...mas falta-me algo..outro olhar

queria uma opinião.

se poderes e quiseres responde no meu blog (que actualmente nao esta a funcionar*)

obrigado

umsupostoarmazenamentodecoisas said...

Ola de novo: )

Fico muito grato pela resposta.

No fundo,também é essa a minha visão que tenho do que ocorre à minha volta. As vaidades das pessoas que parecem ter o rei na barriga, e todo um jogo de vaidade no corpo e olhar superior. O mundo cada vez mais mecanizado, facil, e sentimentos de conformismo e comodidade.
O sensacionalismo na televisão, nos telejornais...no final de contas a decadência de informação.

o sempre na moda, o ter o novo e o bom. o telemovel de ultima geração e muitas mensagens e poucas palavras faladas. muita internet e pouco dialogo entre pessoas.

umsupostoarmazenamentodecoisas said...

ups...comentou antes de tempo : D

E muitas mais outras coisas. Olho muito para as pessoas, para os seus gestos frenéticos ou tão lentos que provocam-me pavor. Uma melancolia de rotinas e regras de bem ser e estar...

Como sou dum sitio mais calmo e pacato sinto muita diferença... as pessoas têm medo e eu acabo por ter. Os prédios decandentes parecem querer engolir-nos...e nos tão fracos e inseguros...

O que vale é conseguir ver algumas natureza que cada dia vai subrevivendo à massificação da cidade.

Tenho andado pelo teu blog. Gosto dos teus textos e do teu olhar sobre as coisas. Deu-me vontade de voltar ao meu e postar.

(este blog foi criado para a cadeira de fotografia da faculdade...que depois de finalizada já nao fez sentido existir...talvez criar outro)

feedback* beijoca

e obrigado