Tuesday, March 10, 2009

Controlo do desemprego

Os números apresentados sempre sobre o desemprego, são números que vão buscar aos Centros de Emprego, ou seja números que ficam aquém do real, senão vejamos, os desempregados têm pelo menos 3 categorias:

  1. os que tinham emprego com contrato e que ficaram desempregados, que se foram inscrever no Centro de Emprego
  2. os que saem dos cursos e procuram emprego e não se inscrevem no Centro de Emprego
  3. os que trabalham a recibos verdes e que não têm trabalho todos os dias, nem todos os meses

Da 1ª categoria, fazem parte todos aqueles que recebem subsídio de desemprego. Claro que também os há honestos e que querem realmente arranjar emprego, mas conheço quem não queira por achar que só o subsídio lhes chega para levar a vida e com a mais valia de não ter que fazer nada; depois há aqueles que também não querem arranjar emprego porque ao mesmo tempo que recebem o subsídio, recebem também por fora, o que ganham de outros trabalhinhos que vão fazendo.
E para ser rejeitado numa entrevista não precisa de se ser muito inteligente para se conseguir fazer, ou não fazer o suficiente. Há gente que vá maltrapilha para as entrevistas, a mastigar pastilha enquanto fala, de chinelos, de cabelo apanhado à sopeira... Etc!

Esta sendo uma só de três categorias, é a que faz os números apresentados, as outras duas não há como contabilizar, mas certamente triplicariam os números das sondagens.

Das outras categorias, não há números e não há soluções, andamos todos às aranhas, a rezar aos santinhos, para que alguém nos aponte uma direcção, porque todas as que nos lembramos já percorremos e o caminho dá sempre no mesmo.

No comments: