Wednesday, April 29, 2009

MCPV- fatos e gravatas

Para quem ainda não sabe o MCPV é o Movimento Contra a Poluição Visual. E hoje venho falar de fatos e de gravatas.

Trendy ou não, a gravata anda sempre na rua, para todos aqueles que têm que usar o "fato-macaco" para trabalhar.

Não me interpretem mal, acho delicioso um homem de fato, mas desde que seja um bom fato; lapela fina, ou pelo menos média, dois botões, para não parecer que está fechado até ao pescoço, dos quais só se fecha um, calças com um comprimento que não vá, nem para cima, nem para baixo do tacão do sapato, para cima, fica com ar de calça curta e para baixo, porque fica demasiado tecido em cima do sapato e dá um ar desleixado.
Atenção ao número do fato, o ombro tem sempre que assentar em cima do vosso ombro, ou o fato está grande (pode parecer óbvio, mas já vi gente a vender fatos a homens incautos, de tamanhos bem longe do que seriam os deles!)

Voltando às gravatas, vê-se por aí cada atentado... Não tem a ver com as cores, nem com o padrão, porque hoje em dia quase tudo é válido, desde que a pessoa consiga... "pull it off", que é a grosso modo como quem diz, dar-lhe a volta*.
O erro mais crasso que se faz por aí, que se vê habitualmente em futebolistas é quererem a todo o custo um nó grande (o que também não se usa há 10 anos!), por isso o fim da gravata fica quase a meio da barriga, tipo Tó do Duarte & Cª, a gravata deve cair a tocar ao de leve no cinto, e não deve ser muito grossa, que fica com ar de que se tem um babete pendurado ao pescoço.

Bem penso que não me faltou nenhum pormenor de como se usar um fato, já que se tem que usar que seja em condições!




*é sempre complicado fazer a tradução de expressões em inglês, e é precisamente por isso que as usamos, por estarem mais de acordo com aquilo que queremos dizer...

1 comment:

bonifaceo said...

Tenho que enviar uma foto da única vez que usei fato a ver se está bem. Eheh.
Beijo.