Monday, June 08, 2009

A parcialidade da informação


Só hoje é que vi na integra a entrevista (se é que se pode chamar aquilo de entrevista) de Manuela Moura Guedes ao Bastonário da Ordem dos Advogados, António Marinho Pinto.

Mais uma vez, a provar que o jornalismo que se faz na TVI não é isento, a entrevista começa com uma peça em que se apresenta o convidado como uma pessoa irascível, conflituosa e que não representa devidamente a Ordem que representa, nessa peça aparecem alguns advogados a tecer as suas considerações sobre Marinho Pinto, todos eles a favor da sua destituição do cargo, não houve uma entrevista a alguém que fosse a favor do Bastonário. Assim sendo, sabíamos à partida qual o rumo que iria tomar a entrevista.

Acabada a peça, Manuela Moura Guedes teceu as suas próprias considerações sobre o convidado e a partir daqui, foi de acusações para cima, com comentários pouco profissionais, trejeitos, expressões negativas e acusatórias, posturas de café na cadeira, tirando cada vez mais do sério o convidado, de quem já se conhece o pavio curto e a frontalidade. A partir daqui foi guerra aberta, claramente perdida pela jornalista, perante a retórica do advogado, que acabou por tecer também as suas próprias considerações sobre o tipo* de trabalho, levado a cabo por Manuela Moura Guedes.

Para quem tiver mais uns minutinhos para ver a entrevista, deixo aqui os links:

http://www.youtube.com/watch?v=_s2RtY5XDVo&feature=related


http://www.youtube.com/watch?v=AR4GItoa5AY&NR=1


http://www.youtube.com/watch?v=OC9ikjydRFE&NR=1


http://www.youtube.com/watch?v=fFpLxe5_CuY&NR=1


*parece-me que há muita gente que gostaria de ter dito a Manuela Moura Guedes, pelo menos metade daquilo que lhe disse Marinho Pinto!

3 comments:

L!NGU@$ said...

Só se perderam as que caíram no chão. Não entendo com se deixa que isto continue. Não há uma qualquer autoridade que ponha fim à vergonha que se passa na TVI todas a sextas?

bonifaceo said...

Eu ainda não vi nem quero ver. Simplesmente, e como dizes e bem, não sei se a senhora sabe fazer entrevistas com rigor e qualidade, mas não me parece. E por isso prefiro perder o meu tempo com outras coisas (canais).

E respondendo ao L!NGU@$, não é preciso autoridade nenhuma, basta gente com bom gosto que não veja tal programa.

Miss Kin said...

Realmente Lingu@s, se não há devia haver, quer dizer há o provedor do telespectador, mas acho que só vale para a RTP.

Bonifaceo, já aprendi que não podemos contar com o bom gosto, ou com o discernimento das pessoas, ou se educa e se corta no mau, ou vai haver sempre quem assista. De qq forma, vai ver ao youtube um vídeo que diz que é o melhor da entrevista e vais-te rir com o que foi um "passar um camião por cima" da Manuela Moura Guedes ;)