Friday, July 31, 2009

Erro meu, então!

Hoje tive uma semi altercação com uma amiga por causa da minha mania de corrigir erros ortográficos.

É defeito?

Não sei. Mas sei que odeio erros ortográficos, más construções frásicas e por aí. E por não gostar, faço o meu melhor para que não aconteça comigo, e quando acontece, agradeço quando sou corrigida, porque não sou infalível e porque ser corrigida não me diminui em nada.
É claro que há correcções e correcções, há as construtivas e as destrutivas, o normal! As construtivas agradeço, as destrutivas irritam-me, porque não sou perfeita e porque os erros e enganos acontecem a todos.

Realmente é erro meu achar que as pessoas se interessam por melhorar, assim como eu, posso não dizer nada, como faço tantas vezes e com tanta gente (sim porque só corrijo as pessoas de quem gosto, porque as outras pouco me interessam se escrevem bem ou mal; o escrever correctamente passa uma boa imagem a quem lê e não conhece a pessoa que escreve, o escrever mal, não!). Mas lá está, isto sou eu que me preocupo.

7 comments:

Alda Couto said...

Bom, eu tenho esse bichinho, o da correcção. Não significa isso que não meta água de vez em quando mas, já agora, o prefixo "semi" só é separado do resto por ífen se o resto começar por h, i, r ou s :)
tal como "anti" e "arqui".
Espero que não leves a mal :)

Miss Kin said...

Já está! ;)

Fuschia said...

Se calhar sou eu que não me preocupo e devo ser muito má pessoa. E eu até nem gosto de erros ortográficos.

Nádia said...

O que me irrita é malta que escreve com minúsculas e maiúsculas e H e K’s em tudo quanto é lado … :S fico no mínimo meia hora para compreender o que lá vai escrito

Miss Kin said...

Nadya, nem me dou ao trabalho de ler alguma coisa que tenha sido escrita dessa maneira...

afectado said...

Por vezes corrijo as pessoas (aquelas com quem tiver confiança para isso), mas nunca no sentido de critica. Apenas numa perspectiva de poderem melhorar. E faço isso porque não me importo nada que me corrijam a escrita ou a fala. Desde que o façam com a boa intenção e não com intenção de achincalhar.

L!NGU@$ said...

Também tenho muito a mania de corrigir erros ortográficos. Não entendo porque se irritam tanto as pessoas quando apenas as estamos a ajudar. Enfim.