Friday, September 04, 2009

Isto realmente...!

Estou a dar uma vista de olhos no site Carga de Trabalhos e aquilo parece, não um site de ofertas de emprego, mas de ofertas de estágios e de preferência não remunerados.
É triste que numa altura em que o desemprego chega a níveis nunca vistos, haja quem se aproveite para não pagar a quem trabalha.

Sempre fui apologista dos estágios, fossem eles remunerados ou não, porque acho que a aprendizagem não tem preço e que aquilo que aprendemos na escola não chega quando vamos para o mundo do trabalho, mas o que se verifica por esta altura é um abuso!

Já na minha altura me apercebi disso, as pessoas/empresas querem um estagiário, não é para lhe ensinarem nada, nem para prepararem um bom profissional, querem um estagiário, para terem mais um par de mãos e de olhos, para dar uma ajudinha no que for preciso e assim que se acabar o tempo de antena, vai embora e vão buscar outro, porque o que não falta aí é gente a querer aprender e a sujeitar-se ao que for, para ver se consegue o seu lugar ao sol (que agora já nem é um bom emprego é apenas um emprego em que lhes paguem um ordenado).
Já não interessa se te tornas bom profissional e podes ser uma boa aquisição para a empresa, porque o que interessa é se és pago ou não e o que vale mesmo a pena é se fores dos "não".

Eu acredito no mérito, mas também acredito que hoje em dia, o mérito conta muito pouco, e se por um lado há muita gente que não tem sequer oportunidade de mostrar o que vale (porque já tem contas para pagar e não se pode dar ao luxo de trabalhar para aquecer), há outra que mostra, mas que por muito bom que seja, não há espaço, para mais um trabalhador a receber.

É o regime que temos.

(não percebo porque é que ainda ninguém fez nada em relação a isto, é que acredito que um estagiário saia mais caro ao governo, que um trabalhador com ordenado. Mesmo não sabendo se há legislação sobre isto ou não, devia ser proibido ter estagiários assim e se é, a falha está na inspecção)

No comments: