Monday, January 04, 2010

Avatar - The movie (atenção contém spoilers)

Ando desde sábado para fazer este post e não tem havido tempo.

Fui ver o Avatar, não era filme que tivesse especial curiosidade de ver, mas que me surpreendeu a vários níveis.
Vou começar por dizer que, aquela história história de que levou 15 anos a fazer, bem, não acho que seja para tanto, o trabalho em si; acredito mais que ele tivesse esperado esse tempo até ser inventada a tecnologia que lhe permitisse fazer o filme da maneira que ele o imaginou, nada mais do que isto.
De resto o filme absorveu-me por completo, apesar das horas de filme, que vi sem intervalo, nunca chegou a ser cansativo.

A historia não é nada do outro mundo, mas a ideia base do planeta está muito bem concebida, a ligação e o respeito entre todos os seres vivos, entra-nos na mente e no peito... O que nos leva àquilo que me fez escrever este post.
Este filme foi para mim, um verdadeiro festim para a visão. Da fauna à flora, teve influências claras do mundo marinho, e outras da altura dos dinossauros (recuso-me a escrever dinossaurios!). Para não falar das cores, de todo aquele mundo de luz e cor, em que aquela terra se transformava quando chegava a noite, contrastando com a selva verde do dia.

Estas são as poucas imagens que encontrei na net, que traduzem um bocadinho do que estive a falar aqui.
Enjoy!

Jake Sully e Neytiri

Tsu'Tey e outro guerreiro Na'Vi

Jake Sully 1ª noite

As cores da noite




A sério que me senti preenchida de beleza quando saí da sala, o que me fez feliz.

(não vou dissertar sobre o facto de o nome do povo daquele planeta se chamar Na'vi e ser azul... nem daquele metal que eles querem se chamar Unobtainable...)

(ah revi-me um bocadinho naquele ser extremamente esguio que é a azulinha, mas eu ao menos tenho 5 dedos em cada mão!)

7 comments:

Rapunzel said...

Tb não me fascina nada, mas vou tentar vê-lo amanhã... :S

aespumadosdias said...

Ainda não é hoje que vou ver. vamos ver se amanhã.

bonifaceo said...

Mas sabes que cientificamente e por causa do latim, dinossaurios é a palavra mais correcta? Mas usam-se as duas para o mesmo, eu próprio estou acostumado a dinossauros. :D
Pronto, foi só para escrever algo que nada tem a ver com o filme. :D
Beijo.

Miss Kin said...

bonifaceo, sei disso, mas não gosto da palavra, parece que não soa bem... Se calhar sou antiga! :P

bonifaceo said...

Ahah!
Sabes que eu em miúdo tinha a colecção quase completa das revistas da Planeta DeAgostini? E se não me engano era Dinossauros o título. Sei que também estou habituado a dizer dinossauros, porque era a palavra mais usada quando surgiu o Jurassic Park.

L!NGU@$ said...

Eu vi, e como ia com as expectativas lá em cima, depois de ler coisas tão boas sobre ele, acabei por "me desiludir". As aspas são porque o desiludir é relativo. Um filme como estes não pode realmente desiludir.

fd said...

É daqueles filmes que vale a pena ver no cinema. Apesar do esforço visual pela utilização dos óculos 3D e pelas 3 horas de duração, saí do cinema preenchido e satisfeito com a história e os efeitos.