Tuesday, May 13, 2008

Tratado de Lisboa

"O Tratado de Lisboa, assinado pelos Chefes de Estado e de Governo dos 27 Estados Membros na capital portuguesa a 13 de Dezembro de 2007, dotará a União Europeia de instituições modernas e de métodos de trabalho eficientes que lhe permitirão dar uma resposta efectiva aos desafios actuais. Num mundo em rápida mutação, os europeus contam com a União Europeia para tratar de questões como a globalização, as alterações climáticas, a segurança e a energia. O Tratado de Lisboa irá reforçar a democracia na União Europeia e melhorar a sua capacidade de defender os interesses dos seus cidadãos no dia a dia"

in Tratado de Lisboa, A Europa Rumo ao Séc. XXI

Ah e tal, isto assim é muito giro e tal, mas quem é que realmente sabe de que é que se trata neste Tratado (passo a redundância)? Em que é que isto nos vai afectar no nosso dia a dia, que melhorias nos vai trazer?
Isto sim, era o que devia estar a ser publicitado, faz hoje 5 meses que foi assinado, nessa altura assistimos em todas as televisões, à pompa e circunstância com que a cerimónia decorreu, até soubemos o que os ministros iam comer ao jantar. Mas o que mais interessava ninguém veio dizer.
A semana passada, o nosso Presidente esteve com o tratado para o ractificar, e mais uma vez, soubemos que ia ser ractificado, mas não soubemos o conteúdo trocado por miúdos...

Mas pronto, quem sou eu, apenas uma Eleitora.

No comments: