Friday, February 13, 2009

Eutanásia



A imagem não é bonita de se ver, mas imaginem-se na pele da pessoa que está deitada, o que sentirá, o que quererá para ela?



Nós, que não estamos naquela situação, o que é que sabemos?



Sou a favor da Eutanásia desde que soube o que a palavra significa, é fácil perceber porquê, se eu estivesse em estado vegetativo, sem sentir, sem pensar, sem ter alma dentro de um corpo que sobrevive porque as máquinas fazem por isso, ia querer que alguém me deixasse ir, ir onde vou poder sorrir e sentir e tudo o que mais gosto (como costumo dizer tenho um bom lote reservado no Céu). Isto para não falar das pessoas que estão lúcidas e vêem o seu corpo deteriorar-se todos os dias, os membros a definhar, pessoas a ter que cuidar de nós como se de bebés nos tratássemos, porque nada obedece ao nosso comando...

Não percebo o porquê de alguém fazer questão de ter um familiar, 5 anos, 10 anos, 15 anos, em estado vegetativo, onde tem que ter pessoas a fazer tudo o que devía estar a fazer ele próprio, sem se saber se quem está dentro daquele corpo não está gritar de desespero para que o libertem. A isto só consigo chamar egoísmo.

Hoje de manhã num programa de opinião pública alguém dizia que era contra, que teve a mãe acamada durante 10 anos e que gostava muito de a ter ali. E será que alguém perguntou à sra se gostava muito de estar acamada e cá para mim a sofrer, só porque a filha prefere ter a mãe viva naquele estado, do que já não a ter!

Eu quero que quando ou se, eu estiver assim, me dêem a hipótese de escolha e se já não estiver sequer lúcida para isso, que alguém possa por mim, dizer que eu já não quero estar mais ali.

No comments: