Tuesday, December 22, 2009

Fala-se de... Frio

Não há outro assunto nesta altura com mais importância e que tenha mais tempo de antena, nos telejornais, que o tempo gelado que temos tido.
Ora bem, sim senhor é muito frio, sim senhor não estamos habituados, mas o pior do frio, não é o estar frio, é o termos casas não preparadas para isso.
Porque estar frio na rua, estamos no Inverno, é normal, mesmo que os outros Invernos não tenham sido assim, (o que eu acho que têm, pelo menos alguns dias) vestimo-nos tipo cebola e pronto, não há grande problema, agora ter frio dentro de casa, é das sensações mais desagradáveis e desconfortáveis que existem. Teres que usar, como eu, pijama polar, com três robes em cima, é dose para quem não quer ser um vegetal de sofá! Ontem até tinha pijama e umas calças de fato de treino em cima das de pijama, nunca tinha acontecido, foi ontem...
Penso que quem faz casas (agora já há mais essa preocupação, até porque é obrigatória a certificação energética, o que faz com que se tenham que preocupar mais com o isolamento dos edifícios), acha que vivemos num Verão constante.
Já li por esta blogosfera a fora que nós só temos dois meses de frio num ano, errado, são quatro, mas mesmo sendo quatro um número pequeno, eles existem e por isso, as casas deviam estar preparadas para isso, até mesmo se fosse só um mês!

Mas no nosso país vivemos a ilusão de que somos um país tropical e por isso, infraestruturas para o calor já vão existindo, como aqueles refrigeradores de rua, que algumas câmaras instalaram no Verão, agora para o frio, nada!
Quem diz para o frio, diz para a chuva, todos os anos há cheias, porque depois das chuvas acontecerem, toda a gente se esquece que existiram e por isso, nada de limpar valetas e preparar territórios... Bem também podíamos falar nos fogos, mas já não vale a pena bater mais no ceguinho, somos um povo de memória curta que depois se queixa imenso.
Esta é a nossa essência como povo, nós gostamos de nos queixar. Mas aqui já me estou a desviar do assunto, por isso, vou meter-me debaixo do meu edredon de penas, com o aquecedor ligado, porque aqui está que não se pode.

Adeusinho!

5 comments:

Nuno Guronsan said...

Uma vez que te transformaste em vegetal de sofá, aproveita para, sei lá, ler um bocadinho... ;)))

Beijocas.

aespumadosdias said...

Hoje no Telejornal vai ser mais de 10 minutos falar das cheias na zona do Porto.

Fuschia said...

A minha casa mesmo com aquecedores ligados, basta estar perto de uma janela e é uma corrente de ar....

Miss Kin said...

Nuno, já comecei! ;)

Aespumadosdias, ainda bem que não vi o telejornal! Mas se vir amanhã, ainda vou apanhar com uns resquícios de cheias.

Fuschia, é como na minha.

Goldfish said...

São as janelas mal calaftadas, sem ser duplas, e a falta de isolamento das paredes que faz com que muitas vezes esteja mais frio dentro de casa do que na rua - agora que o pior já passou é o que acontece em muitas casas! Mas só com o tempo é que as casas vão sendo arranjadas e melhoradas e para isso também é preciso dinheiro... Bem empregue, por sinal!

Feliz Natal!